Formação Avançada em Educação Inclusiva
- Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
- Formação de professores/formadores e ciências da educação
- On-line (e-learning)
- Outras Tipologias
- Em todo o País em formato (e-Learning)
- € 750€
- 2 meses (120 h)
- INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/fa_nee.html Em qualquer parte em formato e-Learning
- 1.Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos que pretendam potenciar a valorização e eficiência profissional no que concerne ao desempenho em contexto empresarial. Apresenta para o efeito metodologias inovadoras que aliam a experiência teórico-prática e o conhecimento da realidade empresarial atual e futura. 2. Objetivos Específicos - Obter uma visão clara da realidade da gestão de empresas; - Conhecer uma empresa, a sua estrutura, os seus processos e funções; - Entender como uma empresa molda os seus limites, as suas fronteiras e, como a empresa deteta oportunidades e formula as suas estratégias; - Conhecer os conceitos que servem de base à interpretação da realidade de uma empresa; - Compreender a formação da empresa moderna como resultado de uma evolução histórica; - Disponibilizar ferramentas que ajudem a tomada de decisão, através de modelos qualitativos e quantitativos de análise; - Gerir equipas; - Definir estratégias de marketing, tendo em conta os modelos existentes e, os modelos de marketing emergentes; - Gerir riscos e reconhecer oportunidades.
- 1. PLANO CURRICULAR Módulo 1: Educação inclusiva (enquadramento legal) (20 horas) Análise do Decreto-Lei nº54/2018 de 6 de julho Análise do Decreto-Lei nº55/2018 de 6 de julho Decreto-Lei nº3/2008 VS Decreto-Lei nº54/2018 – o que mudou? Módulo 2: Objetivos da educação inclusiva (32 horas) Ideias-chave da Educação Inclusiva Princípios orientadores Necessidades Educativas Especiais (NEE) VS Educação Inclusiva Modelo psicoeducativo e multidisciplinar Conceito de Educação Especial e Educação Inclusiva Educação Especial VS Educação Inclusiva Promoção da Igualdade de Oportunidades e o Direito à Diferença Módulo 3: Público-alvo da educação inclusiva e perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória (30 horas) Novas tendências na Educação Inclusiva - modelos teóricos de enquadramento Princípios, Visão e Valores Áreas de Competência Práticas pedagógicas e didáticas (Professores) Módulo 4: Constituição e competências da equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva (8 horas) Conceito de equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva Constituição de equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva (elementos permanentes e variáveis) Competências de equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva Módulo 5: Processo de identificação de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão (20 horas) Medidas de gestão curricular a desenvolver com vista ao sucesso educativo de cada aluno Acomodações curriculares Adaptações curriculares não significativas Adaptações curriculares significativas Acesso ao currículo e flexibilidade curricular Abordagem multinível em educação Desenho universal para a aprendizagem (DUA) Como é realizado o processo da Identificação da necessidade de medidas? Módulo 6: Pais ou encarregados de educação - direitos e deveres (10 horas) Declaração de Salamanca Participação dos pais ou encarregados de educação – o que refere a legislação (Decreto-lei nº54/2018)? Participação dos pais ou encarregados de educação – direitos e deveres Reflexão sobre envolvimento dos pais na escola
- Habilitações mínimas: 12º ano. Titulares do grau de 12º ano de escolaridade ou de um C.E.T. (Curso de Especialização Tecnológica), interessados nas áreas relacionadas com a educação inclusiva ou que pretendam vir a investir nesta área profissional.
- Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) e com vasta experiência na área.
- 1. CERTIFICADO Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.