Curso de Formação em Hiperatividade
- Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
- Formação de professores/formadores e ciências da educação
- On-line (e-learning)
- Outras Tipologias
- Em todo o País em formato (e-Learning)
- € 80€
- 21 dias (25h)
- INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal Site: www.cognos.pt Em qualquer parte em formato e-Learning
- 1. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de compreender a perturbação em causa e, adquirir ferramentas teórico-práticas para a sua avaliação e intervenção efetiva. 2. Objetivos Específicos - Conhecer a perspetiva histórica da Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA); - Compreender a etiologia da PHDA ; - Identificar os diferentes Critérios de Diagnóstico da PHDA; - Conhecer a realidade portuguesa da PHDA tendo em conta os estudos portugueses mais divulgados; - Identificar as diferentes co-morbilidades associadas à PHDA; - Realizar um correto diagnóstico clínico da PHDA; - Identificar as diferentes áreas de intervenção na PHDA, respetivas vantagens e desvantagens; - Planear possíveis intervenções de educação sobre a PHDA, ao nível da comunidade escolar e família do portador da PHDA.
- Módulo 1: Caraterização da perturbação hiperativa por défice de atenção (6 horas) A perturbação hiperativa por défice de atenção (PHDA) Definição Enquadramento Histórico da Perturbação Etiologia da PHDA Os Fatores Genéticos/Hereditários Os Fatores Neurobiológicos Os Fatores Ambientais e Psicossociais/Familiares Os Critérios de Diagnóstico para PHDA Os Subtipos Prevalência da PHDA Módulo 2: Realidade Portuguesa e co-morbilidade associada à PHDA (4 horas) Realidade Portuguesa da PHDA Perceção da PHDA – estudos portugueses Co-morbilidade associada à PHDA Problemas Psiquiátricos Problemas do Desenvolvimento Módulo 3: Diagnóstico, áreas de intervenção, orientações comportamentais no contexto escolar e prognóstico (15 horas) PHDA -Diagnóstico PHDA -Áreas de Intervenção Intervenção ao nível Escolar Intervenção ao nível Familiar Intervenção ao nível Farmacológico Intervenção ao nível Psicomotor Outras intervenções Orientações comportamentais no contexto escolar Prognóstico da PHDA Síntese da problemática PHDA
- - Professores; - Formadores; - Educadores e Auxiliares da Infância; - Psicólogos; - Sociólogos; - Assistentes Sociais; - Terapeutas; - Todos os potenciais interessados na temática.
- Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.
- 1. CERTIFICADO Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.