Especialização em Educação Inclusiva
- Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
- Formação de professores/formadores e ciências da educação
- On-line (e-learning)
- Cursos profissionais
- Em todo o País em formato (e-Learning)
- € 890€
- 6 meses (260h)
- INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt Em qualquer parte em formato e-Learning 1. DESTINATÁRIOS Habilitações mínimas: Licenciatura. Educadores de Infância, Professores, Psicólogos, Técnicos de Reabilitação, Técnicos de acção Educativa, Assistentes Sociais, Animadores Sócio – Culturais e outros profissionais que atuem na área de educacional ou pretendam vir a investir nesta área.
- 1. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos e práticas atualizadas relativas à Educação Inclusiva. Esta Especialização surge como resposta à inquestionável importância da temática da Educação Inclusiva, designação que vem substituir a anteriormente utilizada “Necessidades Educativas Especiais (NEE)” e, à emergente procura de profissionais devidamente atualizados e especializados nesta área, ao abrigo dos novos decretos-lei nº 54/2018 e nº 55/2018, de 6 de julho. 2. Objetivo Específicos - Compreender a integração da Educação Inclusiva, no contexto desenvolvimental; - Contextualizar o processo de identificação de medidas de suporte à Aprendizagem e Inclusão; - Identificar Medidas de suporte à Aprendizagem e à Inclusão, recursos específicos e níveis de intervenção; - Promover a adoção de comportamentos de Educação Inclusiva, por parte dos pais, escola, e todos os contextos de vida, na intervenção junto de crianças.
- 1. PLANO CURRICULAR Módulo 1: Educação inclusiva (enquadramento legal) (20 horas) Sequência cronológica da educação especial e educação inclusiva a nível mundial e em Portugal Legislação Regulamentar em Portugal – análise da diversa legislação Decreto – Lei nº 54/2018 de 6 de julho e Decreto-Lei nº55/2018 de 6 de julho Módulo 2: Objetivos da Educação Inclusiva (32 horas) •Objetivos da educação inclusiva: ideias – chave e princípios orientadores •Educação inclusiva vs Educação especial •Noção de deficiência; Do segregação à inclusão •Modelo Ecológico; Modelo Biopsicossocial •Promoção da igualdade de oportunidades e o direito à diferença Módulo 3: Público-alvo da Educação Inclusiva e perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória (32 horas) •Novas Tendências na Educação Inclusiva – modelos teóricos de enquadramento •Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: princípios, visão, valores •Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: áreas de competências •Práticas pedagógicas e didáticas Módulo 4: Constituição e competências da equipa multidisciplinar de apoio à Educação Inclusiva (8 horas) •Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva •Constituição da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva – elementos permanentes e variáveis •Competências da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva Módulo 5: Processo de identificação de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão (20 horas) •Abordagem multinível e Desenho universal para a aprendizagem •Medidas de gestão curricular a desenvolver com vista ao sucesso educativo de cada aluno: •acomodações curriculares •adaptações curriculares não significativas •adaptações curriculares significativas •Abordagem Multinível em Educação – princípios subjacentes, características distintas •Níveis de Intervenção do Modelo Multinível •medidas universais •medidas seletivas •medidas adicionais •Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) – princípios •O Processo de Identificação de Medidas de Suporte à Aprendizagem e Inclusão Módulo 6: Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, recursos específicos e níveis de intervenção (62 horas) •Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão: princípios •Medidas Universais •Medidas Seletivas •Medidas Adicionais •Sistema integrado e multinível de medidas de suporte •O que diz a legislação – artigo nº7 D.L nº54/2018 •Relatório Técnico- Pedagógico: em que consiste, ações e prazos •Relatório Técnico- Pedagógico: elementos a incluir •Programa Educativo Individual (PEI): em que consiste e o que deve considerar/integrar •Plano de Saúde Individual •Plano Individual de Transição (PIT) : em que consiste e o que deve considerar •Processo de Implementação das Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão •Estruturas - Recursos Humanos; Recursos Organizacionais e Recursos Específicos •Equipa Multidisciplinar; Centros de Apoio à Aprendizagem, Escolas de Referência •Centros de Recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (CRTIC) •Centros de Recursos para a Inclusão (CRI) Módulo 7: Pais ou encarregados de educação - direitos e deveres (10 horas) •A Declaração de Salamanca •Estatuto dos Pais – o que diz a legislação D.L. Nº54/2018 (Artigo 4.º) •Direitos e Deveres dos Pais ou Encarregados de Educação •Escola e cultura de envolvimento dos Pais ou Encarregados de Educação Módulo 8: Participação das famílias e comunidade, na Educação Inclusiva (6 horas) •A comunidade interveniente •Família e comunidade na educação inclusiva •Sugestões para os Pais Módulo 9: Projeto final (70 horas) •Elaboração de um projeto final no âmbito da educação inclusiva, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares da Formação Avançada Pós-Universitária.
- Habilitações mínimas: Licenciatura. Educadores de Infância, Professores, Psicólogos, Técnicos de Reabilitação, Técnicos de acção Educativa, Assistentes Sociais, Animadores Sócio – Culturais e outros profissionais que atuem na área de educacional ou pretendam vir a investir nesta área.
- Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) e com vasta experiência na área.
- 1. CERTIFICADO Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.